segunda-feira, 1 de maio de 2023

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

 


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que permite que estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscrevam para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior (universidades, faculdades e institutos) de todo o Brasil.

O Sisu é realizado duas vezes ao ano, em janeiro e julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal do Sisu.

Para se inscrever no Sisu, o estudante deve ter feito o Enem no ano anterior ou em anos anteriores e ter obtido nota média igual ou superior a 450 pontos na redação.

Na inscrição, o estudante pode escolher até duas opções de curso, sendo uma delas a primeira opção. A seleção é feita com base na nota do Enem, considerando a média das notas das cinco provas do exame.

Os candidatos que forem selecionados na primeira opção são chamados de "classificados", e os candidatos que forem selecionados na segunda opção são chamados de "classificados por lista de espera".

Os candidatos classificados devem realizar a matrícula na instituição de ensino superior que o selecionou, dentro do prazo estabelecido.

O Sisu é uma oportunidade importante para estudantes que desejam ingressar no ensino superior público. O sistema oferece vagas em uma ampla variedade de cursos, em diferentes instituições de ensino superior de todo o Brasil.

A seguir, estão alguns dos principais benefícios do Sisu:

  • Oportunidade de estudar em uma instituição pública de ensino superior, que geralmente oferece ensino de qualidade a preços mais acessíveis;
  • Maior chance de ingresso no curso desejado, pois a seleção é feita com base na nota do Enem, que é um exame nacional e com alto grau de confiabilidade;
  • Maior diversidade de opções de cursos e instituições, pois o Sisu abrange todo o Brasil.

O Sisu é uma ferramenta importante para promover a democratização do acesso ao ensino superior no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário